Uma catacumba com diversas múmias e estátuas foi descoberta por uma equipe formada por arqueólogos egípcios e japoneses na província de Guizé, no Egito.
A descoberta é supostamente datada dos séculos I e II, da época romana, segundo um comunicado do Ministério das Antiguidades do Egito.
Os arqueólogos estavam escavando uma área inexplorada no nordeste de Sacará quando fizeram a descoberta. O local era a principal necrópole da cidade de Mênfis no antigo Egito. Os arqueólogos encontraram uma construção de barro e tijolos, com uma escada interna e uma câmara talhada na rocha, contendo uma placa gravada com figuras que representam os deuses Anúbis, Socar e Thoth.
A catacumba abriga cinco estátuas de terracota de Ísis-Afrodite, além de outros utensílios de argila. Havia ainda estátuas em forma de leões, feitas de pedra calcária, de aproximadamente 55 centímetros de altura.
Também foi encontrado um corredor de 15 metros de comprimento e dois de largura, talhado na rocha e com algumas pequenas salas, que continham estátuas e múmias.